quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O FOGO DO DEUS DE ELIAS

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"Com a pá que tem na mão ele vai separar o trigo da palha"
(Mt 3:12)

Nos dias do profeta Elias, o povo de Deus passou por um período de grande frieza espiritual. Havia indiferença e idolatria por todos os lados. O Deus de Abraão havia sido trocado por Baal. A adoração no Templo fora abandonada e substituída pela idolatria nos altares de demônios. Só restara um profeta do Senhor, e Baal contava com 450 homens. Surge a peleja no Monte Carmelo, e a prova do verdadeiro Deus seria o fogo: "E há de ser que o deus que responder por fogo esse é que é Deus" (1 Rs 18:24). A narrativa bíblica é emocionante. Os profetas de Baal tudo fazem para provocar uma reação de seu deus, que permanece mudo. Chegam a verter o próprio sangue, invocando a reação de um falso poder. Nem fogo, nem qualquer resposta além do silêncio. Quando Elias fala com o Deus de Elias, Baal é derrotado. "Caiu fogo do céu e consumiu a oferta..." – o povo clamava com rosto em terra: "O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!".

Em nossos dias, a tendência é substituir o fogo de Deus por atividades diversas. Temos visto muito ativismo, mas sem poder. Movimentos sem resultados. Campeia a frieza, o comodismo e, como conseqüência, crentes envolvidos pelo mundo e pelo pecado. Precisamos do fogo do Deus de Elias! João declarou: "Eu vos batizo com água... mas após mim virá um que é mais poderoso que eu, e Ele vos batizará com o Espírito Santo e com Fogo". O Batismo de Fogo é um Batismo de Poder – poder para testemunhar, para vencer o pecado, para vencer o mundo, para fazer a obra de Deus. O Batismo de Fogo é um Batismo de Pureza: "Ele tem na mão uma pá e limpará a eira". Uma vida limpa não é fruto de auto-esforço, mas da presença do Espírito Santo na vida do cristão. Não há nada mais poderoso do que uma vida limpa e santa, ungida por Deus. Deixemos que o fogo do Deus de Elias caia sobre nós!

PENSAMENTO
"Vida limpa é fruto da presença do Espírito Santo."

ORAÇÃO
"Senhor, limpa-me para que minha vida retrate a beleza de Cristo. Por Ele, Amém."

LEITURA
Mateus 8:7-13 – Êxodo 40

FAMÍLIA: A NOSSA PRIORIDADE

Graça e Paz do Senhor Jesus!

Fizemos um estudo e ficamos surpresos ao saber que as famílias mais sólidas da igreja são aquelas que mantiveram constância na vida espiritual de seus filhos. Criados numa igreja sã, estruturada, com boa escola bíblica dominical e com um programa diversificado de ministração. Estas famílias têm hoje seus filhos bem educados, envolvidos na igreja e com casamentos sólidos. Os que deixaram a igreja com seus filhos ainda em formação colhem hoje os frutos de uma família totalmente desestruturada.

Eis o motivo de afirmarmos que "a família é nossa prioridade". Como adultos, podemos nos adaptar a qualquer situação, mas, quando temos filhos e estamos formando vidas com caráter estruturado, precisamos de uma igreja que trabalhe conosco. Graças a Deus pela Igreja Missão Evangélica Vivendo em Cristo de Sumaré! Ela é nossa sócia e companheira; fundamentada na Palavra de Deus e organizada para ajudar.

PENSAMENTO
"Famílias sólidas, filhos bem formados."

ORAÇÃO
"Senhor, dá-nos perseverança e constância em todas as nossas ações que priorizam o ministério com as famílias. Em nome de Jesus, amém."

LEITURA
Mateus 6:19-34 – Êxodo 35-36 – Provérbios 16

PERIGOS PERMANENTES DA IGREJA

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"Mas, se qualquer um, ainda que sejamos nós ou um anjo do céu, anuncia a vocês outro "evangelho", diferente daquele que temos anunciado, que seja amaldiçoado"
(Gl 1:8)

Que a Igreja é invencível, todos nós sabemos. Seu fundador afirmou que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela. Reconhecemos, ao mesmo tempo, que ela não está isenta de perigos. Algumas ameaças são passageiras; outras, permanentes. Vejamos os perigos que a Igreja tem enfrentado através dos séculos.

1. Fanatismo: É definido como adesão cega a uma doutrina. A característica do fanatismo é exatamente esta: "adesão cega". Em nome do fanatismo, pessoas têm tomado as mais absurdas posições através da história da Igreja.

2. Liberalismo ou mundanismo: Este é um dos inimigos mortais da igreja. A história tem mostrado como movimentos começam comprometidos e dedicados ao Senhor, e logo mudam seus rumos, abandonando completamente o compromisso com a verdade, e descambando para um liberalismo mundano. Tudo é permitido em nome deste monstro. Anulam-se alianças feitas com seriedade. É gente trocando direito de primogenitura por pratos de alegria temporária.

3. Invencionismo ou modismo teológico: Esta é a doença característica dos nossos dias. A cada dia surge uma nova prática ou uma nova doutrina. A mãe de todas as heresias é exatamente o invencionismo teológico. Uma heresia nada mais é do que uma meia verdade, e uma meia verdade é o princípio de uma grande mentira. Quando uma igreja quer levar Deus a sério, precisa fugir desses inimigos.

E o remédio é um só: Examinar as Escrituras. Tornar-se bibliocêntrica: "Mesmo que venha um anjo do céu trazendo outro evangelho que não concorde com o do Senhor Jesus seja anátema" (Gl 1:8).

PENSAMENTO
"Os ventos de doutrina podem abalar a estrutura da igreja, seja bibliocêntrico e fuja das novidades."

ORAÇÃO
"Senhor Jesus, livra-me das novidades e que eu viva sempre na Tua Palavra, que não muda e que me transforma. Em nome de Jesus, Amém."

LEITURA
Mateus 8:1-6 – Êxodo 39 – Provérbios 18

PRECISAMOS DE UM AVIVAMENTO

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"...aviva a tua obra, o Senhor..."
(Hc 3:2b)

Nos jornais da cidade é comum encontrarmos, nas páginas de anúncios classificados, a expressão "Precisa-se". São indústrias, lojas e serviços em geral tentando solucionar os seus vários problemas, através da contratação de pessoas e serviços especializados. Há ocasiões em que as necessidades da igreja são patentes, e nós começamos a inquirir: "Do que é que precisamos? Qual é a nossa maior necessidade?". Precisamos de um avivamento: Nada substitui a presença de Deus. Os belos sermões podem fazer bem aos ouvidos, mas somente um avivamento os torna mensagens vivas de Deus; a música pode ser inspiradora, mas tão somente o sopro do Espírito a transforma em meio de adoração; a comunhão com os irmãos é importante, mas é a presença do Espírito que nos transforma em Família de Deus. Precisamos de um avivamento: Para queimar a palha, remover o orgulho; retirar a indiferença, matar a hipocrisia, aguçar a fé.

Precisamos de um avivamento: Para levantar o nosso altar caído; para manter acesa a paixão pelas almas em nossos corações; para ajudar a enxergar os gigantes, mas ver a promessa do Deus de Josué e Calebe como maior ainda; para enxergar, não a Baal e seus profetas, mas o Deus de Elias. Precisamos de um avivamento: Nada o substitui. Os paliativos amenizam a dor, mas não a extirpam. Somente a presença do Espírito Santo dará o que precisamos.

PENSAMENTO
"Nada substitui a presença de Deus, que transforma o homem caído em servo do Senhor."

ORAÇÃO
"Aviva a tua obra, Senhor, para que o mundo seja transformado pelo Teu poder. Em nome de Jesus, amém."

LEITURA
Mateus 7 – Êxodo 37-38 – Provérbios 17

O DOM DA SALVAÇÃO

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"E é por isso que sofro estas coisas. Mas eu ainda tenho muita confiança, pois sei em quem tenho cristo estou certo que ele é poderoso para guardar até aquele dia, aquilo que me confiou."
(2 Tm. 1:12)

O que você sentiu no culto hoje? Muitas vezes não sentimos coisa alguma. No entanto, Deus continua sendo Quem Ele é, mesmo quando não sentimos nada. Deus não é um sentimento, mas sim uma Pessoa. Zelo, firmeza, fidelidade são características da sua natureza. O que é uma experiência espiritual? É uma certeza. Uma convicção que, muitas vezes, supera a nossa capacidade de oferecer uma explicação com argumentos. Paulo disse: "Eu sei em quem tenho crido" (2 Tm 1:12). Ele não deu argumentos. Apenas disse: "Eu sei...". Salvação é uma convicção. Salvação implica na verdade de que a Bíblia é a Palavra de Deus e esta não pode mentir; de que Jesus é meu Salvador pessoal. É uma certeza inabalável. "Uma coisa eu sei, eu era cego e agora eu vejo" (ref.) foi a declaração do cego de nascença, após ser curado por Jesus. Ele apenas sabia... Salvação é um ato de fé, de garantia e de certeza.

Você sabe que o seu nome está no Livro da Vida. Você sabe que todos os seus pecados foram perdoados. Este saber tem origem no testemunho do Espírito Santo ao meu espírito, de que eu sou filho de Deus. Salvação está direcionada em uma Pessoa. O Cristianismo está baseado em uma Pessoa e não em circunstâncias passageiras. Só Jesus perdoa e nos salva. Não somos salvos pelos nossos méritos, não somos salvos pela Igreja – por mais bonito que seja o templo. Diga como Jó: "Eu sei que o meu redentor vive". "Eu escrevo estas coisas a vocês que crêem no Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna" (1 Jo 5:13).

PENSAMENTO
"A vida eterna é algo que tenho hoje! Eu sei."

ORAÇÃO
"A morte de Jesus na Cruz foi marcante para minha vida. Ela me oferece salvação, e agora posso obter a vida eterna. Sou grato, Senhor, por tudo isso, pois só Tu darias de presente algo tão importante. Por Jesus, amém."

LEITURA
Mateus 6:1-18 – Êxodo 33-34 – Provérbios 15

terça-feira, 18 de agosto de 2009

SOMOS O QUE SOMOS E NÃO O QUE FAZEMOS

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"Mas pela graça de Deus sou o que sou..."
(1 Co 15:10)

Uma das grandes crises na vida é a chamada "crise do ser". Somos inquiridos: "Quem é...; o que é; onde mora; é casado; quantos filhos...?". E a luta segue por aí afora! É impressionante como Deus vê e nos trata exatamente ao contrário dos conceitos sociais. Para Ele, pouco importa o que fazemos, mas sim o que somos. Quando Paulo afirmou: "Sou o que sou pela graça de Deus" (1 Co 15:10), ele passou o perfil correto daquilo que a Psicologia moderna chama de auto-imagem. Ele conhecia a sua vida – sabia de onde viera, convivia com seu presente e tinha certeza do seu futuro! Em nossos dias, quando multiplicam o número dos auto-afirmadores, superconjugando os verbos de ação na primeira pessoa, seria bom trazer à nossa mente que realizações nem sempre são sinônimo de seriedade, santidade e solidez. Paulo afirma: "Sou o que sou pela graça...". Fora da graça de Deus, estamos à mercê de nós mesmos. Sonhar é tão importante quanto realizar.

Nem sempre conseguimos transformar os nossos sonhos em realidade, mas é importante sonhar. Martin Luther King pregou sobre o seu SONHO... "Eu tenho um sonho", repetia ele dezenas de vezes em seu magnífico sermão. Martin Luther King não viveu o suficiente para participar do que sonhou, mas hoje, milhares de negros norte-americanos vivem a realidade daquele sonho. A Igreja é mais importante do que os seus pastores. Os pastores são magníficos, mas são passageiros. Eles foram chamados pelo Pastor por excelência para cuidar das ovelhas. A Igreja, com todas as suas limitações, é eterna. Diretamente, Deus não tem compromisso pessoal com nenhum pastor, mas tem uma Aliança eterna com a Igreja. Ela é Sua! A síntese do evangelho do Senhor Jesus é conhecida como a Lei Áurea: "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles" (Mt 7:12). Quando você coloca isso em prática, é um CRISTÃO, caso contrário, é apenas um RELIGIOSO.

PENSAMENTO
"Deus sabe qual é a sua real motivação de vida."

ORAÇÃO
"Senhor, ajudá-me a ter atitudes que alegrem Teu coração, por Cristo, amém."

LEITURA
Mateus 4 – Êxodo 25-27 – Provérbios 12

SANTIDADE É UMA VIA DE MÃO DUPLA

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"Anda na minha presença e sê perfeito"
(Gn 17:1)

Sede santos como eu sou santo? Não, não é assim que está escrito, mas como segue: "Sede santos porque Eu sou santo..." (1 Pe 1:16). Gosto da teologia bíblica. Ela é muito melhor que a teologia sistemática. A teologia bíblica é baseada na experiência; a teologia sistemática é fundamentada no dogmatismo. A teologia bíblica é fundamentada assim: "Uma coisa eu sei, eu era cego...", mas não sou mais. Tenho conhecimento de mim mesmo e do que aconteceu comigo. Já a teologia sistemática, muitas vezes é baseada em definições infundadas. A teologia sistemática chama você para viver o que é estabelecido por comparações, raciocínios, deduções. A teologia bíblica, não! Ela vem de dentro para fora. Não é o que entra na cabeça que vale, mas sim o que sai do coração. É do coração do homem que saem as direções do seu comportamento, não de sua cabeça.

Tem muita gente de cabeça boa, mas com coração ruim. Por isso, Deus trata com o nosso coração. "Bem aventurados os limpos de coração..." (Mt 5:8). O dogmatismo é escravagista. Ele exige que você pense, comporte-se e seja de acordo com as normas. Quais normas? Aquelas que o dogmatismo chama de regras. A santidade, não. Mesmo que Deus diga ao homem: "Anda na minha presença e sê perfeito..." (Gn 17:1), esse homem, Abraão – tendo cometido os erros que cometeu –, jamais deixou de ser amigo de Deus. Gosto da santidade bíblica. O Deus que nos chama para praticá-la entende os nossos limites e nos ajuda a praticá-la, sendo ela mesma a fonte da sua manutenção. Abraão, chamado para ser perfeito, viveu um comportamento cheio de defeitos, mas jamais perdeu a companhia de Deus. Ele não podia ser santo como Deus, mas por causa de Deus. Ser santo não é ser como Deus... É andar o mais perto possível de Deus.

PENSAMENTO
"Deus sempre nos convida a sermos seu amigo!"

ORAÇÃO
"Senhor, ajudá-nos a andarmos em Tua presença, cada dia mais. Em Cristo, amém."

LEITURA
Mateus 3 – Êxodo 24 – Provérbios 11

RESTAURAÇÃO

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"... mas os que confiam no Deus Eterno recebem sempre novas forças"
(Is 40:31)

Uma das orações mais lindas foi feita pelo salmista, quando ele disse: "Restaura-nos, Senhor... e viveremos". Parece que um cheiro de morte adentrava por sua vida, que estava corroída por alguma coisa que ele desconhecia. Assim é a vida. Sempre em alguma área ou outra, precisamos da restauração. Isto é, Deus "dar forma outra vez ao que foi destruído". Os cuidados do mundo, nossas falhas, as pressões nos relacionamentos, a opressão de natureza espiritual, os legítimos desafios da vida, tudo coopera para o nosso desgaste. O simples viver gasta energia, desgasta-nos. Restaurar é recuperar o que se perdeu. "Restaura, Senhor, a nossa sorte" – orou o salmista (Sl 126:4). Havia o modelo a ser utilizado: "como as torrentes do Neguebe". O pedido era por uma restauração do que havia sido perdido – o fluir da Presença. O homem sem Deus tem destino errático, sem bênção, sem garantia, sem vida. É deserto. Restaurar é revigorar. Trazer de volta o vigor perdido. As forças que se foram.

As fraquezas que invadiram nossas vidas. Pela restauração somos revigorados. Ramos novos começaram a surgir na vara velha e quase seca. Somos a videira (Sl 80:8) trazida da escravidão do Egito e plantada com raízes profundas no jardim de Deus. Restaurar é reaver o que os gafanhotos migradores levaram. Num momento da vida pensamos que perdemos tudo. Eis que o Deus da restauração vem e começa a repor. Em lugar do espinheiro nasce uma árvore frondosa e frutífera... "Eis que faço novas todas as coisas", diz o Senhor. Restaurar é recobrar forças. "Os que esperam no Senhor, renovam as suas forças." Como as águias. Alçam novos vôos, vão a alturas jamais alcançadas. Restaura-nos, Senhor, e viveremos. Não é o fim. É a restauração do Senhor.

PENSAMENTO
"Restaurar é reaver o que os gafanhotos migradores levaram."

ORAÇÃO
"Senhor, restaura a minha vida e traz de volta o que foi levado pelo inimigo para que eu possa alçar novos vôos e chegar a lugares mais altos. Em Teu nome, amém."

LEITURA
Mateus 2 – Êxodo 22-23 – Provérbios 10

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Final de Semana na MEVC

Graça e Paz do Senhor Jesus!

Antes de tudo "uma semana de vitória"!

Tivemos um final de semana muito abençoado, Deus marcou presença em nossa Missão; foi um dois cultos felizes cheio da presença de Deus, e o melhor foi que pude adorar ao Senhor com uma canção que Deus me abençoou em homenagem aos 25 anos de casamento dos Pastores da Missão Evangélica Vivendo em Cristo de Sumaré, Pr. Aguinaldo e Pr.ª Marta Pardinho, foi uma benção, a música tem o título "Promessas de amor".

No Sábado tivemos um culto de ação e graça pelos 25 anos de casamento dos pastores e foi só alegria que conhece os pastores e não foi perderam.

No Domingo foi uma benção que culto irmãos, um culto abençoado por nosso Deus, com famílias abrindo o coração para adorar ao nosso Deus, uma palavra cheia de unção, irmãos venham, venham participar de nossos cultos pois Deus vai lhe abençoar.

Terça-Feira: 19h30 culto ao Senhor Deus
Quinta-Feira: 19h30 culto ao Senhor Deus
Sabado: 19h30 culto ao Senhor Deus
Domingo: 9h Escola Bíblica / 19h culto ao Senhor Deus

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

QUE SONHO É ESTE QUE TIVESTE?

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"Certa vez José teve um sonho..."
(Gn 37:5)

Os sonhadores incomodam. José, ainda jovem, sonha que uma quantia de feixes se curvam diante dele. Depois o sonho volta em forma de astros que caem diante dele. Seus sonhos incomodam seus irmãos. Eles se escandalizam, pois reconhecem nos sonhos de José algo que para eles não faz sentido, que supera o imaginável. Não sei por que, mas os sonhadores incomodam. Com suas histórias mirabolantes, seus delírios existenciais, trazendo a lua para a terra, os sonhadores incomodam. Será? Na verdade, a vida é feita de sonhos. Deixar de sonhar é começar a morrer. Onde quer que tenha ido, tenho tentado falar de sonhadores e seus sonhos. Se você examinar a Bíblia, verá que ela está cheia de sonhadores. É Jacó com sua escada ligada aos céus; é Abraão contando estrelas e areias na praia; é o menino Davi com sua funda, e vamos por aí, e adiante. Não são sonhos? Sim, mas todos tornaram-se realidade, pois: "Deus traz a existência as coisas que não existem".

Olha Jacó voltando rico, tendo se reconciliado com o seu Criador e conquistado o perdão de seu irmão. E Abraão, avançado em anos, com cem anos, com um filho recém-nascido no colo, Isaque. Esta criança é o cumprimento de uma promessa de Deus, que é sempre a garantia de que um sonho, para nós, já é uma realidade para Deus. E Davi, um caçador de safári, com os pés na cabeça do gigante... já podemos vê-lo sentado no trono, como rei... Não deixe seu sonho morrer! Resgate-o. Mesmo que isto lhe custe o adjetivo de arrogante! Sonhar é viver.

PENSAMENTO
"Deixar de sonhar é começar a morrer."

ORAÇÃO
"Senhor, ajuda-me a continuar sonhando até o dia que estarei em Tua presença vendo a realidade do meu sonho. Amém."

LEITURA
Mateus 1 – Êxodo 20-21 – Provérbios 9

QUE QUERES QUE EU TE FAÇA?

Graça e Paz do nosso Deus!

"O que é que você quer que eu faça"
(Mc 10:51)

Há perguntas quase sem sentido! Perguntar para um cego o que ele gostaria que se fizesse a seu favor seria perguntar o óbvio, não acha? Para Jesus, não. Ele respeita a nossa vontade. Ele respeita os nossos pedidos. Ele não nos violenta. Ao encontrar-se com Bartimeu em meio a uma multidão ávida por sinais e milagres, Jesus atendeu ao seu clamor: "Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim...". "– O que queres que eu te faça?". Poderia aquele homem querer uma nova bengala, um cão-guia, óculos escuros, uma esmola, um novo ponto de mendicância, ou até mesmo, ser curado da sua cegueira... Quem o saberia? O cego pediu compaixão, mas Jesus reforçou: "O que queres...?".

Se Jesus interrompesse hoje sua agenda para dar-lhe a atenção que você julga merecer, qual seria o seu pedido? Você teria uma lista para apresentar a Ele? Você saberia o que apresentar a Ele como a sua necessidade? Deus, através de Jesus Cristo, abre-nos os Seus tesouros e nos oferece qualquer coisa: "Tudo quanto pedirdes em seu nome... o farei...". Deus suprirá em Cristo Jesus as nossas necessidades. "Pede-me e te responderei..." Esses são os tesouros de Deus. Se Deus os abre diante de você, saberia o que pedir? Bartimeu ouviu o que Cristo também nos pergunta: "O que queres que Eu te faça?". Você tem a sua lista pronta? Apresente-a! Ele continua fazendo milagres!

PENSAMENTO
"Os tesouros de Deus são herdados pelos Seus filhos."

ORAÇÃO
"Senhor, sei que tenho herdado o melhor de Ti. Recebe minha lista de necessidades e atende as minhas orações. Em nome de Jesus, amém!"

LEITURA
Hebreus 13 – Êxodo 18-19 – Provérbios 8

ONDE ESTÁS?

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"E uma voz lhe disse: O que você está fazendo aqui, Elias?"
(1 Rs 19:13)

Normalmente, quando encontramos alguém, perguntamos: "Onde estás?". Deus sempre pergunta: "Onde estás?". Foi assim com o nosso primeiro pai Adão: "Onde estás?". Foi assim quando Elias se encafurnou na caverna, quando tentava fugir de todos. Na verdade, cada vez que assim fazemos, como Elias, estamos fugindo de nós mesmos. Deus não lhe faz nenhuma pergunta além desta: "O que fazes, Elias?". O Seu interesse é nos aproximar dEle, nos fazer compreender que, em qualquer circunstância, Ele é o Pastor que busca. Deus não Se afasta, sempre busca, porque ama. E assim tem sido através da história.

Deus em busca de todos nós, que, fugindo dEle, ouvimos Sua voz de várias formas e maneiras: "Onde estás?". Às vezes, estamos em meio a grandes lutas existenciais; outras vezes, em lutas financeiras; freqüentemente, em lutas físicas, confrontando uma enfermidade que não cede a nenhum tipo de tratamento; ou estamos tão envolvidos com nossa própria vida que não temos tempo nem interesse em ouvir a voz de ninguém. Deus continua nessa busca, entretanto, em todos os nossos labirintos, fugas, sucessos e fracassos, e pergunta: "Onde estás?". Onde tem estado você ultimamente? Tem tido tempo para relacionar-se com seu amado Deus que nunca lhe esqueceu? Tem tido tempo para o Deus que nos ama tanto que escreveu nosso nome na palma de Sua mão? "Onde estás?" — Deus continua procurando você.

PENSAMENTO
"Deus está sempre interessado em buscar o homem fugitivo."

ORAÇÃO
"Amado de minha vida: Sei que não esqueces de mim. Sei do Teu amor incomparável! Agradeço por tamanho privilégio dado a mim, simples mortal. Pelos méritos de Jesus na Cruz, amém!"

LEITURA
Hebreus 11:1-21 – Êxodo 13-14 – Provérbios 5

O QUE SÓ JESUS VIU

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"Levantai os vossos olhos e vêde os campos, prontos para a ceifa..."
(Jo 4:35b)

Uma das histórias mais conhecidas da Bíblia é a do encontro de Jesus com a mulher samaritana. Há pontos e contos acrescentados a esta narrativa. Todo pregador e escritor cristão dela se utiliza para enriquecer o seu ministério e procurar alcançar as pessoas com o Evangelho de Jesus Cristo. É uma passagem bíblica não só muito conhecida, como muito aplicada. Para mim, o melhor desta história é o que só Jesus viu. Para refrescar nossa memória, é importante lembrar que Jesus permanece junto ao poço de Jacó, enquanto seus discípulos marcham para a cidade, a fim de comprar alimentos. Certamente, a caminho da cidade, eles cruzaram com uma linda senhora com um cântaro vazio no ombro.

Com certeza, ela era linda, pois havia conseguido casar cinco vezes e já estava com o sexto marcado. Teria que ser linda, não é verdade? Esta senhora, ao chegar ao poço de Jacó, encontra-se com Jesus e estabelece com Ele uma estranha conversa. "Água... sede... quem és...? ...de onde vens? ...aonde se adora?" A conversa é diversificada. A verdade é que a mulher leva de volta mais do que um cântaro cheio: leva água reluzente, um sorriso no rosto que ninguém poderia apagar. E os discípulos? Certamente cruzaram com a mesma mulher quando voltavam ao Poço de Jacó. E nada notaram. Quando se encontraram com Jesus, ouviram dEle: "Levantai os vossos olhos e vêde...". "Vocês viram? Não viram nem na ida, nem na volta? Uma mulher sedenta, vazia, sem rumo. Mudando de maridos porque não podia mudar de vida... vocês não viram?" É assim mesmo. Continuamos "à toa na vida, vendo a banda passar" e não notamos gente vazia ao nosso redor. Dizendo que querem água... mas na verdade precisam é de Deus. A água viva.

PENSAMENTO
"Levante os teus olhos e veja!"

ORAÇÃO
"Senhor, Te agradeço pelo maravilhoso encontro que tive contigo. Sei que foi através do Teu Filho Jesus. Amém!"

LEITURA
Hebreus 9:1-22 – Êxodo 6:28–8:32 – Provérbios 2

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

FALA, PEDRO!

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"Então se levantou Pedro..."
(At 2:14)

Eu gosto quando o Espírito Santo levanta o fracassado, o caído! Pedro, mesmo envergonhado por ter negado Jesus três vezes, levantou-se, não mais para negar, mas para glorificar o nome do Senhor Jesus, para falar das grandezas e das maravilhas de Deus. É isto que o Espírito Santo faz quando Ele batiza o crente: Ele o levanta. Deus quer levantar você também, ungir sua vida, onde você estiver agora, no lugar onde você vive. Talvez você seja alguém que já falhou, que já caiu e ninguém lhe daria uma outra oportunidade, mas Deus é especialista em pegar sucatas e transformar em obras de arte para a Sua glória. Assim aconteceu a Pedro, que se levantou e proclamou o nome do Senhor Jesus diante daquela multidão. Estudando este texto vemos a partir de At 2:29 como Pedro define Jesus, como falam as profecias.

Diz que todas as palavras proféticas convergiram para Jesus, e de como Ele foi o varão ungido por Deus. Essa teologia não se aprende com ninguém, não se copia de nenhuma igreja, mas é a teologia da Bíblia. Quando você está cheio do Espírito Santo, Ele o guia para a verdade e Jesus é esta verdade, como está escrito: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida..." (Jo 14:6). Pedro estava terminando o seu sermão quando alguém, no meio da congregação, levanta a voz e pergunta: "O que faremos, então, irmãos?". Se fosse uma dessas igrejas com horário controlado, Pedro diria: "Volta no próximo domingo, porque o culto já acabou". Mas ele disse: "Arrependei-vos e cada um de vós creia no Senhor Jesus e sejam batizados para remissão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo". A palavra de Pedro cai com tanto poder sobre a vida daquelas pessoas que, naquele primeiro apelo evangelístico, quase 3.000 pessoas aceitaram a Jesus e foram batizadas. Quantas vezes Pedro negou Jesus? Três. Mas Jesus usa uma matemática impressionante. No primeiro apelo de Pedro, 3.000 se converteram, o que significa que a sua falha é compensada mil vezes pelas bênçãos de Deus.

PENSAMENTO
"Deus quer levantar você no lugar onde você vive."

ORAÇÃO"
Pai, usa-me completamente para que muitos Te conheçam como eu Te conheci. Em nome de Jesus, amém!"

LEITURA
Atos 13:1-25 – Josué 18-19 – Jó 29

O QUE QUER ISTO DIZER?

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"Que quer dizer tudo isso?"
(At 2:12b)

O Espírito Santo veio para exaltar Jesus, veio para glorificá-lO, e é isto o que acontece em Jerusalém, no dia de Pentecostes. Aquela multidão, atônita, perplexa, de queixo caído, pergunta agora, depois de ouvir esta manifestação gloriosa do poder de Deus: "O que quer isto dizer?". A resposta foi: Isto quer dizer que o Espírito Santo chegou. Vem o fogo, e o povo fica tão estupefato que chega até a dizer que aquilo parecia bebedeira. "Estão é bêbados" (At 2:13). Mas Paulo, mais tarde, diz: "Não vos embriagueis com o vinho, mas enchei-vos do Espírito Santo" (Ef 5:18). Até aquele momento, reis e profetas, soldados e donas-de-casa, todos haviam conhecido o poder divino quando Ele havia atuado contra inimigos visíveis. Ou quando Deus havia exercido Sua prerrogativa de Todo-poderoso e realizado algum milagre através de sinais e maravilhas. De repente, não é mais um Deus lá, mas, sim, um Deus aqui, no nosso meio, e dentro de cada um de nós.

A embriaguez talvez fosse justificável – mas não em termos de comemoração humana, mas de alegria espiritual – pois a promessa do Pai estava sendo cumprida. Não era bebedeira, havia algo que atraíra toda aquela multidão. Começam a aparecer evidências concretas, exatamente em quem menos se esperava. Deus tem a capacidade de encher alguém a quem nós nunca delegaríamos autoridade alguma. "Toma aqueles que nada são e enche com o Espírito Santo, para reduzir a nada aqueles que são, a fim de que ninguém se glorie". E sabemos que é Deus quem age na vida desta pessoa e ninguém mais.

PENSAMENTO
"Ser cheio do Espírito é permitir que Deus faça através de mim."

ORAÇÃO
"Senhor, que Teu Espírito conceda-me discernimento, clareza e compreensão dos Teus planos neste mundo. Em Cristo Jesus, amém!"

LEITURA
Atos 12 – Josué 15-17 – Jó 28

A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"De repente veio do céu um barulho que parecia um vento soprando muito forte e encheu toda a casa onde estavam assentados... Todos ficaram cheios do Espírito Santo..."
(At 2:2,4)

Jesus veio à terra, ministrou durante três anos, e somente quando Se preparava para voltar para o Pai, falou sobre o Espírito Santo. Jesus vai à Cruz e morre. É colocado no túmulo e ressuscita. Encontra-se com Seus discípulos e diz: "Esperai em Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder". E os discípulos vão para Jerusalém "e perseveram unânimes em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos" (At 1:14). Eles eram ao todo 120 pessoas. A Palavra de Deus, na sua linguagem simples, diz: "Ao cumprir-se o dia de Pentecostes estavam todos reunidos no mesmo lugar" (At 2:1). Uma das condições necessárias para que o Espírito Santo venha sobre a Igreja, não importando o período da história que esteja vivendo, é a unidade: "Estavam todos reunidos no mesmo lugar...". "De repente veio do céu um som como de um vento impetuoso". Esta benção, ou seja, o batismo com o Espírito Santo, é instantânea. Não é uma bênção progressiva, como alguns tentam ensiná-la, que vai enchendo um pouco, um pouco... e um dia você fica cheio.

Isto não é verdade. A expressão "de repente" significa "quando menos se espera". "De repente" é quando você não se preparou para aquilo – como quando você está andando pela cidade e encontra alguém com quem não tinha marcado um encontro. A Palavra de Deus diz que, "de repente", esta benção veio ao coração dos discípulos. Ela não vem de baixo, mas vem de cima: "de repente veio do céu". Não é a mão do irmão na sua cabeça, não é o grito da irmã no seu ouvido, não são aquelas palavras mágicas que alguns tentam colocar em nossa mente. Esta bênção vem do trono de Deus, sai do coração de Deus para o seu coração.

PENSAMENTO
"A perseverança em unidade é fundamental para a atuação do Espírito Santo."

ORAÇÃO
"Enche-me, Senhor, do Teu Espírito, para que eu Te sirva cada vez melhor. Em nome de Jesus, amém!"

LEITURA
Atos 10:1-33 – Josué 7-8 – Jó 24

A VONTADE DE DEUS

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"...para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus"
(Rm 12:2)

A vontade de Deus é boa. Boa para Deus e boa para nós. A paz de Cristo confirma isto em nossos corações. Quando experimentamos essa vontade, cumprindo-a, nos sentimos equilibrados, harmônicos, de bem com a vida. A vontade de Deus é agradável. Você não faz força, você sente prazer em fazer o que você esta fazendo. Pode ser algo simples, mas é prazeroso. Um grande missionário alemão na Indonésia foi morar na favela. Alguns disseram que ele era doido. Ele respondeu: "O único jeito de ganhar um favelado é morar com ele". Quando você não está procurando posição, honra, aplauso ou fama, e quer servir a Deus, não se esqueça: a vontade do alto é boa e agradável, ainda que não pareça. A vontade de Deus é perfeita. Ajusta-se às circunstâncias. Parece sapato sob medida, você põe e diz: "É meu".

Chegar a conclusões do tipo: "O lugar parece perfeito", significa encontrar a vontade de Deus. A grande dificuldade da maioria é não saber se o que estão fazendo é a vontade de Deus, e por não saberem isto, muitos querem impor a Deus as suas próprias vontades. Há um teste simples que pode ser feito – o teste da visibilidade: Se há qualquer coisa, que você esteja fazendo e por meio dela está sobressaindo mais do que o nome de Cristo, não tenha dúvida: você está fora da vontade perfeita de Deus ! João Batista sabia disso ao dizer: "Que ele cresça e eu diminua!" (Jo 3:30). Tudo o que fazemos deve ter o propósito de mostrar Cristo. Que assim seja.

PENSAMENTO
"A vontade de Deus é perfeita quando só ele é visível em nossas realizações."

ORAÇÃO
"AJuda-me, ó Pai, a discernir a tua vontade a cada dia de minha vida. Renova a minha mente pelo Teu Espírito. Em nome de Jesus, amém."

LEITURA
Atos 9:26-43 – Josué 5:2- 6:27 – Jó 23

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Final de Semana na MEVC

Graça e Paz do Senhor!

Tivemos um final de semana abençoado, no sábado foi limpeza geral na igreja, graças a Deus foi tudo legal e deu tudo certo, limpamos tudo, tivemos um culto maravilhoso e também uma reunião de jovens muito especial.

No Domingo, foi culto de santa ceia do Senhor, foi um culto abençoado cheio de unção com adoração e louvor uma palavra abençoadora e com muito poder.

Nossos cultos:
Terça-Feira: 19h30 - culto de oração e ensino
Quinta-Feira: 19h30 - culto de libertação
Sábado: 19h30 - culto de adoração e louvor
Domingo: 19h - 1º culto de Santa Ceia 2º culto de Missões 3º culto da Família 4º culto de Louvor

JESUS - NOSSA SANTIFICAÇÃO – II

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"Porém, se vivermos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros"
(1 Jo 1:7)

Continuemos no último "S" de Jesus, que é a nossa SANTIFICAÇÃO. A Bíblia afirma que todo aquele que permanece nEle, este deve "andar assim como Ele andou". Quando eu ando como Ele andou, eu me torno santificado pelo modo de vida que Ele teve, pelo caráter que Ele projetou, pela maneira como Ele viveu. Permanecemos nEle ao ponto do caráter de Jesus começar a se refletir no nosso caráter, e passamos a ser o que somos pela graça de Deus que habita em nossas vidas. O anjo disse: "Ele se chamará Jesus", e Maria, ao levá-lo ao templo pela primeira vez, quando o menino tinha oito dias, disse para Simeão, que o consagrava: "O nome dele é Jesus". E Simeão então disse: "Agora posso morrer. Senhor, despede o teu servo em paz, porque os meus olhos já contemplaram a tua salvação" (Lc 2:29-30). Maravilhoso! Assim que Maria disse: "É Jesus", Simeão compreendeu que estava diante do Filho de Deus.

Cada um de nós procura, em Jesus, contemplar todos os benefícios que nos são oferecidos. NEle encontramos sabedoria, consolo, força, provisão, fidelidade – e todos os demais atributos que derivam da Sua natureza divina. Conhecemos cada uma dessas virtudes, pois, em maior ou menor grau, experimentamos uma parcela natural desses atributos em nossas próprias vidas. Mas, santidade é atributo exclusivo de Deus – e dEle provém para a nossa vida. Tudo quando preciso está na pessoa de Jesus. Ele é tudo quanto Seu nome diz e muito mais, porque nossa mente é pobre para captar tudo quanto Jesus significa para nós. Tê-lo é ter o tesouro mais precioso. Encontrá-lo é achar a pérola de maior valor. O homem que a encontra vende tudo o que tem para adquirí-la. Jesus é a Pérola de Deus para o nosso coração.


PENSAMENTO
"Somente em Jesus há santificação."

ORAÇÃO
"Deus, ajuda-nos a andarmos na luz assim como Jesus andou. Em Cristo, amém."

LEITURA
Atos 9:1-25 – Josué 3:1–5:1 – Jó 22

JESUS – NOSSA JUSTIÇA

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"Agora que fomos aceitos por Deus por meio da fé, temos paz com ele por intermédio de Jesus Cristo, o nosso Senhor"
(Rm 5:1)

Ontem começamos a falar sobre o Nome que tem poder. Esse nome é Jesus. Seu nome está acima de todo nome. Jesus – Este nome tem poder. Hoje vamos usar a letra "J" para falar de Jesus. JUSTIÇA. Jesus é a nossa justiça, nossa justificação, pois diante de Deus nós perdemos todos os nossos direitos e fomos destituídos da glória de Deus. O apóstolo Paulo diz que, se juntássemos tudo o que temos e o que somos, seria como trapo de imundície na presença de Deus, porque nós não temos mérito algum diante dEle. É por isso que Jesus assumiu para Si e na Sua pessoa o direito de ser nossa justiça e nossa justificação. Mais tarde, ao entender isso, Paulo escreve em Rm 5:1: "Justificados pois mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo". Jesus está entre nós e Deus. O que a justiça de Deus exigiu Jesus fez.

O pagamento que a justiça de Deus exigia Jesus pagou. Deus me vê através de Jesus. Ele não pode me ver como eu sou, porque o pecado manchou a minha vida – e por isso me vê através de Seu Filho, que, sendo justo, tornou-Se injusto por mim, tornando-Se assim a minha justificação. Jesus é minha justiça diante de Deus. Eu não posso encontrar-me na presença de Deus com o meu nome. Eu só posso orar com o cartão de Jesus. Aí os céus se mobilizam a meu favor. A graça de Jesus se conduz na minha direção. Os meus direitos e privilégios são dirigidos à minha pessoa, não por direito, mas porque Jesus, minha justiça, tem um Nome que está acima de todas as coisas da terra, abaixo da terra e do céu. Quando você chega ao céu com sua oração, dizendo: "Eu peço em nome de Jesus", os anjos se mobilizam, porque há autoridade no nome de Jesus. No Protocolo Divino, os Exércitos Celestiais reconhecem o poder desse Nome. Quando você diz: "JESUS", lembre-se que você foi justificado através de Sua morte substitutiva na Cruz do Calvário. Aquele que era Justiça Se fez injustiça por nós, assinando o direito da nossa justificação.


PENSAMENTO
"Deus fez justiça por nós através de Seu Filho Jesus."

ORAÇÃO
"Senhor, obrigado pelo Teu amor incondicional enviando Teu Unigênito Jesus para justificar-nos em nome dEle. Amém."

LEITURA
Atos 7:1-22 – Deuteronômio 29-30 – Jó 18

O NOME DE JESUS

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"E terá um menino. E você lhe dará o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles"
(Mt 1:21)

Há poder e autoridade em alguns nomes. Por exemplo: quando você se apresenta num guichê de uma repartição pública com um protocolo, geralmente ouve várias vezes: "O seu processo está em tal departamento, volte daqui a três dias ou mais". Isso começa a se repetir, e você percebe que está sendo "cozinhado em água morna". Mas, se encontrar alguém com um nome que tem autoridade – um deputado, ou o prefeito da cidade – e receber dele um cartão, e voltar à Seção de Protocolo, você descobre que todos começam a se mobilizar em seu favor. Você não é mais recebido pelo funcionário subalterno, mas sim pelo chefe, e as portas se abrem – porque há uma autoridade nesse nome. Às vezes usamos o nome de um amigo influente: "Eu sou amigo de fulano de tal..." e esse nome dá um jeitinho.

Há um Nome que está acima de todo nome: o Nome de Jesus. Esse Nome tem uma singularidade especial, porque não nasceu no coração de Maria ou no de José, mas um anjo desceu do céu e disse: "O menino se chamará Jesus, porque ele salvará o povo de seus pecados". O que Jesus significa para nós na integridade de Seu caráter significa também no Seu Nome. Cristo significa ungido e Jesus significa salvação. Fazendo-se um acróstico com as letras de Jesus, temos a definição do que este Nome significa para nós: J — ustiça E — sperança S — alvação U — nção S — antificação


PENSAMENTO
"Somente o filho de Deus, Jesus, pode perdoar nossos pecados e levar-nos à vida eterna."

ORAÇÃO
"Deus, ajuda-me a guardar meu coração para não pecar contra Ti. Em nome de Jesus, amém."

LEITURA
Atos 6 – Deuteronômio 28 – Jó 17