quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A qualidade ou virtude que todos temos

Uma coisa sei, há uma qualidade ou virtude que muitos estão a procura e na maioria da vezes não encontram, a PACIÊNCIA. Ela que cada dia mais está se esvaindo do meio da sociedade. Paciência, e o que esta palavra nos representa, ou melhor, qual o seu significado, um termo que veio do latim “patientia”, “que é ação de suportar, de sofrer e resistir”. O sofrer, aguentar vem do verbo “Pati” em latim. O dicionário define paciência como “virtude que consiste em suportar as dores, incômodos, infortúnios, etc; sem queixas e com resignação”. Sem se queixar, isso é um pouco difícil, para aquele que se denomina Cristão não pode haver esta palavra em seu vocabulário e nem mesmo o que ela representa, mas o que é resignação, talvez você não saiba, pois é definido em “demitir-se de; renuncia; conformar-se”, que vem do verbo resignar que é “renuncia espontânea de uma graça ou cargo.

Que desafio é ter paciência, acredito que todos nós temos esta qualidade ou virtude quando não aparente está bem escondida por causa das aflições, problemas, ansiedades uma das deficiência que nos acerta e se temos paciência logo é retirada. Vivemos em um mundo cada vez mais imediatista, tudo tem que ser para ontem, ninguém quer cultivar a tranquilidade, pois que é tranquilo hoje é lento, lerdo, pouco desenvolvido. Quem quer sofrer? Quem topa o desafio de suportar o momento da espera? Quem está disposto em renunciar, ou conformar-se com o demorar da realização que tanto necessitamos?

O momento que estamos é difícil, eleição, um ato que precisamos de um autocontrole para não escolhermos um futuro que não nos reserva tranquilidade ou segurança. Temos que acordar a nossa qualidade ou virtude de paciência para decidirmos com certeza. Não só neste momento que devemos pensar em desenvolver esta qualidade, sim temos que trazer em nossa consciência a família, os amigos, companheiros de trabalho para a partir de começarmos um bom relacionamento, pois é tendo paciência que conseguiremos renunciar os nossos ideais e suportar quando não concordamos e discutirmos com tranquilidade e segurança para que não haja um conflito que possa dar continuidade ao relacionamento.

Pode se pensar, como vou encontrar em minha vida, realidade a paciência? Somos um povo religioso, temos a fé firmada em Deus, Ele é que nos dirige e uma coisa lhe afirmo por que creio tudo o que se passa nesta terra é por vontade de um grande proposito, e é necessário que nós passamos a desenvolver isso em nós, muitas das vezes pode demorar para ser aparente, mas caso você tem em Deus a fé firmada e pedir a Ele que lhe dê paciência, logo de imediato Ele responde, o que é difícil são as lutas e dificuldades que viram para ser colocada em prática o presente que Deus lhe concedeu. Um conselho, não peça a Deus paciência e sim que você encontre dentro de si a sua partícula que fora derrama por Deus em sua vida e desfrute do bem que é ter paciência.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O perfil do Mestre da Igreja

Um esboço para sua meditação
Assunto: Mestre

Texto: Tt 1.10 – 16

Introdução
Somos levados por muita informação que hoje temos recebido, a televisão, a internet, o rádio que ainda continua sendo uma das formas de termos informações para que o nosso intelecto seja formado, isso vem se tornando nosso mestre, a forma de formação do nosso pensamento e forma de vida.

Frase de Impacto
Jesus Cristo O mestre exemplo a ser seguido, hoje temos um exemplo a seguir.

Proposição
Hoje vivemos o momento do cumprir das escrituras e mestres têm se levantado

Transição

O mestre que ensina para a igreja
Não pode ter em seu caráter: insubordinação, enganação, falador. (v. 10)
O seu motivo não pode ser: ganância material. (v. 12)
O seu ensina não pode conter:
    Tradições e lendas judaicas. (v. 14) – Exemplos
    Mandamentos referentes à abstinência de certos alimentos. (v. 15)
    (Mc 7.1-23; Rm 14.14)
Suas pretensões não podem vir: professam ser verdadeiros mestres do Evangelho, mas sua vida pecaminosa desmente a profissão de fé. (v. 16)

O mestre separado por Deus:
Esse tem que ter em seu caráter: ser irrepreensível. (v. 7)
Ele conhece Deus: como despenseiro. (v. 7)
Ele é levado a: não ser soberbo, não irascível (adj. Que se irrita, se encoleriza com facilidade: caráter irascível), não dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância. (v. 7)

Tem que ter no coração: hospitalidade, amigo do bem, sóbrio (adj. Moderado no comer e no beber), justo (adj. Que julga e procede com eqüidade), piedoso (s.f. Compaixão, dó, pena, comiseração.), temperante (. Que tem a virtude da temperança; sóbrio, calmante). (v. 8)

O seu coração tem: retido firme a palavra fiel, é conforme a doutrina para que seja poderoso, tanto para exortar na sã doutrina como para convencer os contradizentes. (v. 9)

Conclusão
O verdadeiro mestre a ser seguido é aquele que Deus o separa e tem seu coração na palavra da verdade com a intenção de formar um caráter as ovelhas, pessoas o qual Deus lhe confiou.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Quem sou eu?

“Quem sou eu?

Pra que o Deus de toda terra
Se preocupe com meu nome
Se preocupe com minha dor.”
trecho da canção Quem sou eu? PG

      Uma realidade que muitos vivem é a crise existencial, ela sempre vem quando as nossas perspectivas vão se esvaindo, quando olhamos para o horizonte e não conseguimos enxergar os porquês dos nossos momentos, pois, já se escureceu as vista (não com a morte, sim pelo cansaço gerado por enfrentar as situações), as forças estão acabando e as angústias chegam mais perto de nós e os pensamentos nos oprimem, com isso começam as perguntas: o que fazer? Como solucionar essa situação? Por fim adentramos no que iniciei dizendo a crise existencial com esta pergunta ou melhor quem nunca fizera esta pergunta a si, quem sou eu?

E quem sou eu? Hoje está disponível um veículo que nos oferece uma grande massa de informação chamada internet, um dos veículos que tem estado em maior parte do tempo presente dentro das casas, trabalhos, relacionamentos familiares, econômicos, políticos, entre amigos etc. Temos que nos adequar com a realidade frenética o qual presenciamos. Mas ainda faço a pergunta, quem sou eu? As pessoas quase não se relacionam mais em forma física e com o avanço da tecnologia os relacionamentos cada vez mais são virtuais, por isso, não conseguimos mais dizer quem é, quem são ou quem sou.

As pessoas passaram a gostar desta vida virtual, cada vez mais cresce as comunidades e o fluxo de usuários e senhas na rede de internet, as pessoas se afastam uma das outras, estando cada vez mais aprofundados em uma realidade que distanciam as famílias, na maiorias das casas os pais pensam em gerar uma segurança aos filhos - “meu filho (a) está em casa, na internet isso me dá mais segurança” - segurança e relacionar com os filhos é ser presente, a presença é a maior segurança que um filho possa ter.

No princípio não era assim, uma frase que nos dá respaldo para fazer uma reflexão. Antes deste avanço tecnológico, que nos tem ajudado e muito, não posso dizer que seja ruim para o nosso progresso, porém, conseguíamos confiar no próximo e nos relacionávamos mais tendo um contato maior com o próximo. É necessário ter uma comunicação mais próxima, precisamos mudar a nossa concepção do conhecer, quando em uma conversa o assunto é sobre algum ator ou atriz logo dizemos, há eu conheço esse ator ou atriz, mas nunca se quer trocou uma palavra ou passou momento com essa pessoa o qual dizemos que conhecemos. Isso não se detém a uma conversa e sim está cada vez presente ao meio em que estamos envolvidos trabalho, faculdade, escola, festas e até com familiares.

Ainda assim continuamos a não nos conhecer, por estar sempre atentos com os outros e não nos atentarmos a nós mesmo, às nossas qualidades e defeitos. Para que nós passemos a começar pensar em nós mesmo, muita das vezes é necessário que a nossa realidade deixa de ser confortável, que as crises começam a fazer parte dos nossos momentos, muita das vezes (ouso dizer, todas) isso é necessário para que venhamos acordar e passar a viver nossa realidade. Apenas um conselho, não permita que as seja preciso as adversidades chegarem para que você descubra que você é.