quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Estar longe gera medo

Pastor Weslley Pardinho

Missão Evangélica Vivendo em Cristo de Sumaré
mvivendoemcristo@gmail.com

Mt 14.22-33

Algo que sempre estará nos rodeando, querendo nos pegar de surpresa. Isso é um fato marcante e infelizmente estamos sujeitos a isso. São tantas coisas que não sei numerá-las, porém o que quero falar nesta ocasião é sobre o medo, sim, um sentimento presente em vários momentos do nosso dia a dia como, medo de decidir, medo do inesperado, medo das reações e esse gera sintomas nos ser humano. Com isso o medo está à porta esperando distanciarmos das razões, pensamentos e principalmente aqueles que tem como base do seu viver um Deus único representado em seu filho Jesus Cristo ele vem é toma conta.

Todos nós temos medo quando não reconhecemos Jesus Cristo ao nosso lado, em nosso viver, no nosso dia a dia, não quero dizer que tem que o ter como um amuleto, porém ele não é apenas um amuleto, Ele é a razão da segurança de todo o ser que viver sobre essa terra, quando assim crê nEle e que Ele é a razão dessa confiança.

No texto de que o evangelista Mateus escreve em no evangelho de Jesus Cristo, mostra-nos dois sintomas que o medo faz no homem, quando não consegue reconhecer Jesus Cristo em seu lado, em seu viver, no seu dia a dia. Eu gostaria de apresentar esses dois sintomas que reflete no homem e na mulher, na sociedade.

E o primeiro sintoma que o medo faz no homem, quando não reconhece Jesus é que ele fica aterrorizado – Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: "É um fantasma! " E gritaram de medo. - vers. 26 . Medo é um sentimento inquietante que se tem diante do perigo ou ameaça; fobia; pavor; terror. Isso é o significado de medo, um sentimento que tenta fazer parte do nosso dia a dia, e as situações querem produzir isso em nosso viver, sejam por decisões a ser tomada, as dificuldades sejam no trabalho, na escola, faculdade, tudo isso tende a querer provocar em nós medo.

Um grande homem de Deus, profeta, cheio de ação, corajoso, João Batista, em seu momento sozinho na prisão, prestes a ser morto, preocupou-se, sentiu medo. Não via o que Jesus já fizera, mas teve um momento particular com Jesus seu primo, no batismo, na decida do Espírito Santo, mas se distanciou e continuou com seu ministério. Só que estava longe agora, sozinho, aterrorizado, sentiu medo. Foi o inesperado a ele saber que pediram a sua cabeça, porém estando ali preso – pensou: meus discípulos, trajetória preparando o caminho - gerou medo em seu coração.

O inesperado pode vir, porém, não pode nos encontrar longe de Jesus. Estar longe de Cristo, é a oportunidade em que tudo tem para influenciar o nosso viver, por isso quero lhe alertar estar perto de Cristo, viver ao lado de Jesus Cristo, amando, servindo, conhecendo de fato a Cristo, fecha-se a porta para o medo do inesperado, pois sempre estará pronto.

O segundo sintoma que o medo faz no homem, quando não reconhece Jesus é o brotar no coração, na mente a dúvida – "Senhor", disse Pedro, "se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas". - vers. 28. Quando o discípulo e apostolo Pedro diz, “se és Tu”, em seu sentido literal já brota uma dúvida, olha não sei se estou vendo um fantasma ou uma ilusão de ótica ou até mesmo coisa parecida, porém se és o Jesus com quem conhecemos, com quem andamos; vemos e sentimos nas palavras dele a dúvida.

Duvidar , ausência de certeza quanto a um fato, informação, ideia, etc. E o momento do nosso amado Pedro era assim. Chuva, vento, ondas e, em meio a isso tudo, vem alguém, andando sobre as águas, sendo em nossos tempos, já íamos dizer um ovni, um extra terrestre, não sei. Mas esse sentimento de dúvida, ainda mais quando há um contato, uma aparência com o conhecido. Já com medo do inesperado e com agora o contato vem a dúvida o que é e o que quer.

Sendo assim vemos um fator muito claro, o texto no vers. 28 que nos mostra isso. Em seguida, Jesus o chama, parece até estar cheio de fé e coragem, mas quando a nossa atitude está longe de Jesus, qualquer distração nos faz ter medo, duvidar então nos vê afundando. Um instante de desconcentração do foco da nossa fé, na nossa certeza. Assim aconteceu com Pedro.

Tudo tem que estar ligado, conectado ao nosso Cristo. Sem Ele, logo que pensamos que andamos sozinho já seremos deparados com os momentos da vida e aí o medo vem, a dúvida aparece, por isso nunca, nunca fique longe do Mestre Jesus. Pois é um fato, pois o resultado de ter medo é duvidar de como agir, duvidar se deve agir. Assim tendo Cristo sempre ativo em nós, nunca teremos dúvida que Ele está ao nosso lado e agiremos certos da vitória.

Precisamos estar perto de Jesus, pois o medo está nos de redores, buscando uma brecha, e com o medo vem a dúvida, quando estamos em Cristo totalmente ligados nele, não possibilidade para o medo e a dúvida, assim passamos e vencemos tudo que assim se apresenta em nosso viver. Então apelo é que nunca se distancie de Cristo Jesus o nosso Senhor e seus princípios, pois assim será uma pessoa corajosa e decidida em fazer o melhor em seu viver. 


 Pastor auxiliar da Missão Evangélica Vivendo em Cristo de Sumaré , cursando seminário no Instituto Bíblico de Campinas. Separado ao Ministério desde 11/03/2012, pelo ministério e graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário