quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A qualidade ou virtude que todos temos

Uma coisa sei, há uma qualidade ou virtude que muitos estão a procura e na maioria da vezes não encontram, a PACIÊNCIA. Ela que cada dia mais está se esvaindo do meio da sociedade. Paciência, e o que esta palavra nos representa, ou melhor, qual o seu significado, um termo que veio do latim “patientia”, “que é ação de suportar, de sofrer e resistir”. O sofrer, aguentar vem do verbo “Pati” em latim. O dicionário define paciência como “virtude que consiste em suportar as dores, incômodos, infortúnios, etc; sem queixas e com resignação”. Sem se queixar, isso é um pouco difícil, para aquele que se denomina Cristão não pode haver esta palavra em seu vocabulário e nem mesmo o que ela representa, mas o que é resignação, talvez você não saiba, pois é definido em “demitir-se de; renuncia; conformar-se”, que vem do verbo resignar que é “renuncia espontânea de uma graça ou cargo.

Que desafio é ter paciência, acredito que todos nós temos esta qualidade ou virtude quando não aparente está bem escondida por causa das aflições, problemas, ansiedades uma das deficiência que nos acerta e se temos paciência logo é retirada. Vivemos em um mundo cada vez mais imediatista, tudo tem que ser para ontem, ninguém quer cultivar a tranquilidade, pois que é tranquilo hoje é lento, lerdo, pouco desenvolvido. Quem quer sofrer? Quem topa o desafio de suportar o momento da espera? Quem está disposto em renunciar, ou conformar-se com o demorar da realização que tanto necessitamos?

O momento que estamos é difícil, eleição, um ato que precisamos de um autocontrole para não escolhermos um futuro que não nos reserva tranquilidade ou segurança. Temos que acordar a nossa qualidade ou virtude de paciência para decidirmos com certeza. Não só neste momento que devemos pensar em desenvolver esta qualidade, sim temos que trazer em nossa consciência a família, os amigos, companheiros de trabalho para a partir de começarmos um bom relacionamento, pois é tendo paciência que conseguiremos renunciar os nossos ideais e suportar quando não concordamos e discutirmos com tranquilidade e segurança para que não haja um conflito que possa dar continuidade ao relacionamento.

Pode se pensar, como vou encontrar em minha vida, realidade a paciência? Somos um povo religioso, temos a fé firmada em Deus, Ele é que nos dirige e uma coisa lhe afirmo por que creio tudo o que se passa nesta terra é por vontade de um grande proposito, e é necessário que nós passamos a desenvolver isso em nós, muitas das vezes pode demorar para ser aparente, mas caso você tem em Deus a fé firmada e pedir a Ele que lhe dê paciência, logo de imediato Ele responde, o que é difícil são as lutas e dificuldades que viram para ser colocada em prática o presente que Deus lhe concedeu. Um conselho, não peça a Deus paciência e sim que você encontre dentro de si a sua partícula que fora derrama por Deus em sua vida e desfrute do bem que é ter paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário