sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Quem sou eu?

“Quem sou eu?

Pra que o Deus de toda terra
Se preocupe com meu nome
Se preocupe com minha dor.”
trecho da canção Quem sou eu? PG

      Uma realidade que muitos vivem é a crise existencial, ela sempre vem quando as nossas perspectivas vão se esvaindo, quando olhamos para o horizonte e não conseguimos enxergar os porquês dos nossos momentos, pois, já se escureceu as vista (não com a morte, sim pelo cansaço gerado por enfrentar as situações), as forças estão acabando e as angústias chegam mais perto de nós e os pensamentos nos oprimem, com isso começam as perguntas: o que fazer? Como solucionar essa situação? Por fim adentramos no que iniciei dizendo a crise existencial com esta pergunta ou melhor quem nunca fizera esta pergunta a si, quem sou eu?

E quem sou eu? Hoje está disponível um veículo que nos oferece uma grande massa de informação chamada internet, um dos veículos que tem estado em maior parte do tempo presente dentro das casas, trabalhos, relacionamentos familiares, econômicos, políticos, entre amigos etc. Temos que nos adequar com a realidade frenética o qual presenciamos. Mas ainda faço a pergunta, quem sou eu? As pessoas quase não se relacionam mais em forma física e com o avanço da tecnologia os relacionamentos cada vez mais são virtuais, por isso, não conseguimos mais dizer quem é, quem são ou quem sou.

As pessoas passaram a gostar desta vida virtual, cada vez mais cresce as comunidades e o fluxo de usuários e senhas na rede de internet, as pessoas se afastam uma das outras, estando cada vez mais aprofundados em uma realidade que distanciam as famílias, na maiorias das casas os pais pensam em gerar uma segurança aos filhos - “meu filho (a) está em casa, na internet isso me dá mais segurança” - segurança e relacionar com os filhos é ser presente, a presença é a maior segurança que um filho possa ter.

No princípio não era assim, uma frase que nos dá respaldo para fazer uma reflexão. Antes deste avanço tecnológico, que nos tem ajudado e muito, não posso dizer que seja ruim para o nosso progresso, porém, conseguíamos confiar no próximo e nos relacionávamos mais tendo um contato maior com o próximo. É necessário ter uma comunicação mais próxima, precisamos mudar a nossa concepção do conhecer, quando em uma conversa o assunto é sobre algum ator ou atriz logo dizemos, há eu conheço esse ator ou atriz, mas nunca se quer trocou uma palavra ou passou momento com essa pessoa o qual dizemos que conhecemos. Isso não se detém a uma conversa e sim está cada vez presente ao meio em que estamos envolvidos trabalho, faculdade, escola, festas e até com familiares.

Ainda assim continuamos a não nos conhecer, por estar sempre atentos com os outros e não nos atentarmos a nós mesmo, às nossas qualidades e defeitos. Para que nós passemos a começar pensar em nós mesmo, muita das vezes é necessário que a nossa realidade deixa de ser confortável, que as crises começam a fazer parte dos nossos momentos, muita das vezes (ouso dizer, todas) isso é necessário para que venhamos acordar e passar a viver nossa realidade. Apenas um conselho, não permita que as seja preciso as adversidades chegarem para que você descubra que você é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário