sexta-feira, 25 de junho de 2010

Deus é engrandecido em nós após o Cativeiro

Bom dia, Pessoal! Que a graça e a paz esteja em vossos corações. Fico feliz por você ter a oportunidade de ler o que Deus tem colocado em meu coração.

Assunto: libertação e cura – 24/06/2010

Texto: Sl 84
Tema: Deus é engrandecido em nós após o Cativeiro

Introdução: O povo de Israel volta do cativeiro com Zorobabel ele e os levitas começam a reconstrução do templo e são lançados os alicerces do templo, os levitas filhos de Asafe tomam os instrumentos e louvam ao Senhor dizendo: “Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre sobre Israel”, Ed 3.11; também a partir desse momento que é escrito o salmo 84. E nesse momento em nossas vidas não vai ser diferente, pois somos um povo que já passou por um cativeiro de satanás e Jesus Cristo nos tirou do mundo, mas, às vezes parece que gostamos de cativeiro e erramos e o Senhor permite que caíssem neles para sermos admoestados, educados pelo Senhor.

Uma parte do povo de Deus que saíra do cativeiro louva ao Senhor Deus todo poderoso por grandes coisas que fez e faz por aquele que tem sua confiança Nele. Este é o momento de reconhecer a grandeza de Deus mesmo que esteja em cativeiro, pois ele nos faz pensar; a saída dele manifesta em nós corações gratos; após essa saída temos que começar a nos concertar, reconstruindo nossa vida diante do Senhor; quando olhamos para essa transformação vemos o que é melhor para nós.

Frase de Impacto: Todo aquele que após passar pela luta e dificuldade, ter suas bases abaladas se alegra em receber a vitória e firmar no Senhor suas bases.

Proposição ou tese: A alegria de ter o alicerce das nossas vidas no Senhor.

Locução transicional
Quando passamos por um determinado “cativeiro” nos é permitido fazer uma reflexão para trazermos a nossa memória àquilo que pode nos dar esperança, muitas das vezes desejaram voltar ao início de tudo. Caso a ida nesse cativeiro – luta, provação, dificuldade – deixe marcas devemos reconstruir e nesse caso pelo alicerce.

1. O cativeiro de nossas vidas nos faz reconhecer v.1-3.

• 1.1 O cativeiro de nossas vidas nos faz reconhecer: como é o nosso Deus e o local de sua habitação – v.1.
• 1.2 O cativeiro de nossas vidas nos faz reconhecer que: nada somos quando estamos longe de sua presença – v.2ª.
• 1.3 O cativeiro de nossas vidas nos faz reconhecer que: todo meu ser deseja a presença do Deus todo poderoso – v.2b.
• 1.4 O cativeiro de nossas vidas nos faz reconhecer que: só em Deus há abrigo e quem é por nós Ele – v.3.

2. A saída do cativeiro gera em nós corações gratos v.4-6.

• 2.1 Quando saímos do cativeiro somos: levados a adorar e louvar a Deus por aquele livramento – v.4.
• 2.2 Quando saímos do cativeiro somos: fortalecido no Deus que nos livra dele; passamos a ter a força no Senhor – v.5.
• 2.3 Quando saímos do cativeiro somos: levados a ter olhos abertos para ver que Deus até no vale nos abençoa – v.6.

3. Após a saída do cativeiro reconstruímos em nós os alicerces v.7-9

• 3.1 Por que com a saída reconstruímos em nós os alicerces: porque é na presença de Deus que acontece a reconstrução – v.7.
• 3.2 Por que com a saída reconstruímos em nós os alicerces: por confiar que Deus escuta as nossas orações e nos atende – v.8.
• 3.3 Por que com a saída reconstruímos em nós os alicerces: por termos nele como o nosso escudo – v.9.

4. Ao estar em Deus olhamos e damos valor no Deus na presença Dele v.10-12

• 4.1 Os nossos olhos são abertos na presença de Deus: pois é a partir desse momento vemos que na presença de Deus e o melhor – v.10.
• 4.2 Os nossos olhos são abertos na presença de Deus: para se entender o Deus que é com aqueles que andam nele – v.11.
• 4.3 Os nossos olhos são abertos na presença de Deus: porque após a vitória começamos a confiar em Deus – v.12.



Conclusão
Muitas das vezes é necessário passarmos por um cativeiro para que Deus através desse momento nos eduque para sermos um povo realmente seleto puro e santo para Deus. Não sei em que estágio você está, quem sabem esteja no cativeiro, está difícil o nosso Deus pode lhe libertar e a partir desse momento você começará a ter um novo momento em sua vida espiritual e secular.

Cristo é o ungido, o Messias que nos liberta do mal e do que nós muitas das vezes causamos, por isso lhes convido a fazer uma reflexão e adorar ao Senhor todo poderoso que lhe tirou de um cativeiro maior que é este mundo horrível e cruel e lhe trouxe para a luz e lhe deu salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário