quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CAMELOS E MOSQUITOS

Graça e Paz da parte do Rei dos Reis!

"...Pois são como túmulos caiados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão"
(Mt 23:27)

Três grupos religiosos se destacavam nos dias de Jesus: os saduceus, os essênios e os fariseus. Com os fariseus, Jesus travava uma calorosa oposição, pois estes viviam de forma contraditória em relação aos próprios princípios que ensinavam. Rigorosos nos costumes, os fariseus exigiam dos seus adeptos e dos prosélitos que conquistavam uma conduta fora das normas do Reino que Jesus procurava instituir. Deles disse Jesus: "Coais um mosquito e engolis um camelo..." (Mt 23:24). Em nossos dias, a contradição dos fariseus é reprisada na conduta de certos grupos que se auto-intitulam preservadores da sã doutrina, mas que, na conduta diária, entram em tremendas contradições. Levantam-se contra qualquer expressão de fé cristã que não se harmonize com os seus hábitos e costumes; não obstante, eles próprios se assentam em mesas escusas, compactuando com políticos não idôneos.

Ou, em outras palavras, são corruptos trocando o direito de primogenitura por um prato de sopa oferecido por um poderoso transitório. Mesmo nos seus feudos religiosos, promovem os que comem com eles no mesmo prato e lançam para fora qualquer um que tenha a coragem de lhes fazer oposição. Como nos tempos de Jesus, colocam a tradição dos homens acima dos preceitos maiores do Evangelho, tais como a graça, a misericórdia, a bondade e a santidade ética de vida. Encapuzados nas suas vestiduras farisaicas, assentaram-se a si mesmos no trono, julgando os outros e deixando de lado as normas essenciais da fé. Não foi em vão que Jesus chamou-os de sepulcros caiados: belos na aparência, mas podres no seu interior (Mt 23:27). Acusaram Jesus de comer e viver com pecadores, e não atinaram para a resposta de Jesus: "Os sãos não precisam de médico". Eu prefiro ficar com Jesus!

PENSAMENTO
"Os maiores preceitos do Evangelho são: a graça, a misericórdia, a bondade e a santidade ética de vida."

ORAÇÃO
"Senhor, faz-me viver de tal maneira que as pessoas vejam em mim a Tua pessoa! Em nome de Jesus Cristo, amém."

LEITURA:
Lucas 12:32-59 – Gênesis 22 – Salmos 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário