terça-feira, 15 de setembro de 2009

A DETERMINAÇÃO DE SERVIR

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente"
(Mt 20:28)

A noção de serviço que Paulo tem é a mesma do Senhor: "No meio de vós, eu sou como quem serve", "nós mesmos... vossos servos por amor de Jesus". Temos a idéia de que quem é chamado ao ministério precisa ser diferente dos outros. Segundo Jesus Cristo, ele é chamado para ser o "capacho" dos outros, para ser líder espiritual – nunca, porém, seu superior. "Sei estar humilhado", diz Paulo. Essa é a idéia de serviço que Paulo tem: "Gastar-me-ei até as últimas forças por vós; tanto faz que me elogieis ou me censureis, isso não fará nenhuma diferença". Enquanto houver um ser humano que não conheça a Jesus Cristo, sou eu devedor para servi-lo até que O conheça. A mola-mestra do serviço de Paulo não é o amor aos homens, mas, a Jesus Cristo.

Se nos devotarmos à causa da humanidade, não demoraremos a ficar sentidos e decepcionados, pois, muitas vezes, nos defrontaremos com mais ingratidão por parte das pessoas do que da parte de um cachorro; mas, se nossa motivação é o amor a Deus, não haverá ingratidão capaz de impedir-nos de servir ao nosso semelhante. A compreensão de Paulo a respeito de como Jesus Cristo o tratara era o segredo de sua determinação para servir ao próximo. "Noutro tempo era blasfemo, perseguidor e insolente" – não importa como os homens possam tratar-me, nunca me tratarão com a maldade e o ódio com que tratei a Jesus Cristo. Quando compreendemos que Jesus Cristo nos serviu, a despeito de toda a nossa vileza, egoísmo e pecado, nada que venhamos a suportar dos outros esgotará nossa determinação de servi-los por amor a Ele.

PENSAMENTO
"Uma máxima: É melhor servir que servir-se!"

ORAÇÃO
"Pai, eu quero ser um servo para servir-Te de forma completa. Mostra-me, a cada dia, como devo atuar para sempre fazer Teu nome conhecido." Amem!

LEITURA
Lucas 9:1-27 – Gênesis 15 – Salmos 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário