sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O QUE QUER ISTO DIZER?

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"Que quer dizer tudo isso?"
(At 2:12b)

O Espírito Santo veio para exaltar Jesus, veio para glorificá-lO, e é isto o que acontece em Jerusalém, no dia de Pentecostes. Aquela multidão, atônita, perplexa, de queixo caído, pergunta agora, depois de ouvir esta manifestação gloriosa do poder de Deus: "O que quer isto dizer?". A resposta foi: Isto quer dizer que o Espírito Santo chegou. Vem o fogo, e o povo fica tão estupefato que chega até a dizer que aquilo parecia bebedeira. "Estão é bêbados" (At 2:13). Mas Paulo, mais tarde, diz: "Não vos embriagueis com o vinho, mas enchei-vos do Espírito Santo" (Ef 5:18). Até aquele momento, reis e profetas, soldados e donas-de-casa, todos haviam conhecido o poder divino quando Ele havia atuado contra inimigos visíveis. Ou quando Deus havia exercido Sua prerrogativa de Todo-poderoso e realizado algum milagre através de sinais e maravilhas. De repente, não é mais um Deus lá, mas, sim, um Deus aqui, no nosso meio, e dentro de cada um de nós.

A embriaguez talvez fosse justificável – mas não em termos de comemoração humana, mas de alegria espiritual – pois a promessa do Pai estava sendo cumprida. Não era bebedeira, havia algo que atraíra toda aquela multidão. Começam a aparecer evidências concretas, exatamente em quem menos se esperava. Deus tem a capacidade de encher alguém a quem nós nunca delegaríamos autoridade alguma. "Toma aqueles que nada são e enche com o Espírito Santo, para reduzir a nada aqueles que são, a fim de que ninguém se glorie". E sabemos que é Deus quem age na vida desta pessoa e ninguém mais.

PENSAMENTO
"Ser cheio do Espírito é permitir que Deus faça através de mim."

ORAÇÃO
"Senhor, que Teu Espírito conceda-me discernimento, clareza e compreensão dos Teus planos neste mundo. Em Cristo Jesus, amém!"

LEITURA
Atos 12 – Josué 15-17 – Jó 28

Nenhum comentário:

Postar um comentário