terça-feira, 18 de agosto de 2009

SANTIDADE É UMA VIA DE MÃO DUPLA

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"Anda na minha presença e sê perfeito"
(Gn 17:1)

Sede santos como eu sou santo? Não, não é assim que está escrito, mas como segue: "Sede santos porque Eu sou santo..." (1 Pe 1:16). Gosto da teologia bíblica. Ela é muito melhor que a teologia sistemática. A teologia bíblica é baseada na experiência; a teologia sistemática é fundamentada no dogmatismo. A teologia bíblica é fundamentada assim: "Uma coisa eu sei, eu era cego...", mas não sou mais. Tenho conhecimento de mim mesmo e do que aconteceu comigo. Já a teologia sistemática, muitas vezes é baseada em definições infundadas. A teologia sistemática chama você para viver o que é estabelecido por comparações, raciocínios, deduções. A teologia bíblica, não! Ela vem de dentro para fora. Não é o que entra na cabeça que vale, mas sim o que sai do coração. É do coração do homem que saem as direções do seu comportamento, não de sua cabeça.

Tem muita gente de cabeça boa, mas com coração ruim. Por isso, Deus trata com o nosso coração. "Bem aventurados os limpos de coração..." (Mt 5:8). O dogmatismo é escravagista. Ele exige que você pense, comporte-se e seja de acordo com as normas. Quais normas? Aquelas que o dogmatismo chama de regras. A santidade, não. Mesmo que Deus diga ao homem: "Anda na minha presença e sê perfeito..." (Gn 17:1), esse homem, Abraão – tendo cometido os erros que cometeu –, jamais deixou de ser amigo de Deus. Gosto da santidade bíblica. O Deus que nos chama para praticá-la entende os nossos limites e nos ajuda a praticá-la, sendo ela mesma a fonte da sua manutenção. Abraão, chamado para ser perfeito, viveu um comportamento cheio de defeitos, mas jamais perdeu a companhia de Deus. Ele não podia ser santo como Deus, mas por causa de Deus. Ser santo não é ser como Deus... É andar o mais perto possível de Deus.

PENSAMENTO
"Deus sempre nos convida a sermos seu amigo!"

ORAÇÃO
"Senhor, ajudá-nos a andarmos em Tua presença, cada dia mais. Em Cristo, amém."

LEITURA
Mateus 3 – Êxodo 24 – Provérbios 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário