quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PERIGOS PERMANENTES DA IGREJA

Graça e Paz do Senhor Jesus!

"Mas, se qualquer um, ainda que sejamos nós ou um anjo do céu, anuncia a vocês outro "evangelho", diferente daquele que temos anunciado, que seja amaldiçoado"
(Gl 1:8)

Que a Igreja é invencível, todos nós sabemos. Seu fundador afirmou que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela. Reconhecemos, ao mesmo tempo, que ela não está isenta de perigos. Algumas ameaças são passageiras; outras, permanentes. Vejamos os perigos que a Igreja tem enfrentado através dos séculos.

1. Fanatismo: É definido como adesão cega a uma doutrina. A característica do fanatismo é exatamente esta: "adesão cega". Em nome do fanatismo, pessoas têm tomado as mais absurdas posições através da história da Igreja.

2. Liberalismo ou mundanismo: Este é um dos inimigos mortais da igreja. A história tem mostrado como movimentos começam comprometidos e dedicados ao Senhor, e logo mudam seus rumos, abandonando completamente o compromisso com a verdade, e descambando para um liberalismo mundano. Tudo é permitido em nome deste monstro. Anulam-se alianças feitas com seriedade. É gente trocando direito de primogenitura por pratos de alegria temporária.

3. Invencionismo ou modismo teológico: Esta é a doença característica dos nossos dias. A cada dia surge uma nova prática ou uma nova doutrina. A mãe de todas as heresias é exatamente o invencionismo teológico. Uma heresia nada mais é do que uma meia verdade, e uma meia verdade é o princípio de uma grande mentira. Quando uma igreja quer levar Deus a sério, precisa fugir desses inimigos.

E o remédio é um só: Examinar as Escrituras. Tornar-se bibliocêntrica: "Mesmo que venha um anjo do céu trazendo outro evangelho que não concorde com o do Senhor Jesus seja anátema" (Gl 1:8).

PENSAMENTO
"Os ventos de doutrina podem abalar a estrutura da igreja, seja bibliocêntrico e fuja das novidades."

ORAÇÃO
"Senhor Jesus, livra-me das novidades e que eu viva sempre na Tua Palavra, que não muda e que me transforma. Em nome de Jesus, Amém."

LEITURA
Mateus 8:1-6 – Êxodo 39 – Provérbios 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário